Ideias para Limpar e Desinfetar a Cozinha
A cozinha é o coração da casa. Portanto, mantê-la limpa e organizada torna-se a maior prioridade de cada família. No entanto, ao contrário de outras áreas da casa, limpar a cozinha envolve muito mais do que apenas atividades como aspirar, varrer e tirar o pó.
Uma das principais razões é que os alimentos e os materiais para cozinhar atraem as bactérias, vírus e fungos. Desde derramamentos de gordura a contaminações cruzadas e sobras, a cozinha pode abrigar mais bactérias do que qualquer outro lugar da casa.
Portanto, para limpar e desinfetar estas áreas, Lysol oferece produtos que podem ajudá-lo, a si e à sua família, a ficar protegido das bactérias, vírus e fungos da cozinha e de muitas outras doenças de origem alimentar.
1. Sabe realmente limpar uma cozinha com energia?
Limpar a cozinha com eficiência e eficácia requer alguma prática, mas depois de aprender a limpar uma cozinha, será capaz de mantê-la facilmente. Continue a ler para aprender como limpar profundamente a sua cozinha e remover as bactérias, vírus e fungos.
Para limpar e desinfetar as superfícies, bancadas e mesas:
Passo 1: Borrife as superfícies com a pistola Lysol Desinfetante Cozinhas (de acordo com as instruções fornecidas na embalagem)
Passo 2: Deixe atuar por 5 minutos
Passo 3: Enxague as superfícies
Para limpar e desinfetar o fogão e o microondas é de extrema importância que utilize um produto que remova as manchas de gordura eficazmente, pois estas manchas favorecem o crescimento das bactérias, vírus e fungos.
• No fogão para maior remoção da sujidade, retire os bicos e limpe-os individualmente. Após aplicação do produto enxague a superfície.
• No microondas retire o prato giratório e limpe o separadamente.
• Não se esqueça que em ambas as superfícies deve aplicar o produto no interior e exterior, para garantir a correta desinfeção.
As esponjas utilizadas para limpeza de superfícies e loiça é também um utensílio muito propício ao desenvolvimento de bactérias vírus e fungos, deve sempre enxaguar com água quente após cada utilização e substitui-la regularmente
Atenção: Antes de limpar o fogão a gás, deve-se fechar a entrada de gás para garantir que não haja fugas.
2. Como limpar os caixotes do Lixo
A cozinha é um local que acolhe conversas, refeições em família, arte improvisada, artesanato e muito mais. Portanto, é sempre necessário mantê-la limpa e desinfetada.
O caixote do lixo é uma zona onde se acumula restos de comida, papéis sujos e até alimentos estragados, sendo por isso de grande importância a sua limpeza e desinfeção diária.
Nem é preciso dizer que estes microrganismos vivem dentro e ao redor do caixote do lixo. Assim tenha em conta algumas ideias para garantir a higiene dessa área:
- Use um caixote do lixo com tampa para conter os odores
- Opte por um caixote do lixo menor e tente esvaziá-lo diariamente
- Lembre-se que deve aplicar os produtos de limpeza e desinfeção no interior e exterior do caixote, bem como na tampa
- Utilize Lysol Produtos Desinfetantes para Superfícies de acordo com o rótulo
- Sempre que retirar o saco do lixo, utilize Lysol Spray Desinfetante Multiusos no interior do caixote, e só depois coloque um novo saco.
3. Como limpar tábuas de corte
Quando se trata da cozinha, uma limpeza rápida das superfícies não consegue eliminar todas as bactérias, vírus e fungos. Portanto, é preciso dedicar algum tempo extra a certas ferramentas.
As tábuas que utiliza para cortar e confecionar alimentos devem ter cuidados extra:
• Seque sempre a tábua ao ar quando terminar de lavá-la, em vez de colocá-la de volta no armário.
• Descarte as tábuas que têm fissuras, pois essas zonas acumulam restos de alimentos que podem dar origem ao desenvolvimento de bactérias, vírus e fungos.
Tábuas de plástico - como este não é um material poroso pode optar por lavar a tábua à mão. Para desinfetar estas tábuas pode posteriormente borrifar com Lysol Desinfetante de Cozinhas em pistola, aguardar 5 minutos e enxaguar bem.
Observação: use sempre os produtos Lysol conforme as instruções do rótulo.
4. Como limpar o lava-loiças da cozinha
A confusão reina no seu lava-loiças? Desde pratos sujos, resíduos de alimentos e um enorme acúmular de bactérias, vírus e fungos? Certifique-se de que o limpa e desinfeta regularmente.
Lava-loiças de aço inoxidável são de fácil manutenção mas, se não forem cuidados adequadamente, podem ficar com ranhuras e que acelera a criação de bactérias, vírus e fungos. Para tais situações, recomendamos Lysol Desinfetante de Cozinhas em pistola, que limpa as manchas mais difíceis, remove as bactérias, vírus e fungos e é seguro.
Passo 1: Borrife dentro e ao redor do lava-loiças incluindo o ralo.
Passo 2: Deixe atuar por 5 minutos
Passo 3: Passe por água morna
Estas dicas aplicam-se também, aos lava-loiças de porcelana.
5. Higiene da cozinha: manter as mãos limpas
A higiene da sua cozinha começa nas suas mãos. As suas mãos são geralmente uma das primeiras coisas a entrar em contato com outros objetos e alimentos. Por isso deve garantir uma boa higiene das mãos para prevenir a propagação de bactérias, vírus e fungos.
Então, quando devemos lavar as mãos na cozinha?
• Se tossir ou espirrar enquanto prepara os alimentos, lave as mãos e limpe qualquer superfície contaminada
• Antes e depois de preparar os alimentos
• Depois de manusear alimentos crus
• Depois de esvaziar o lixo
• Depois de lavar ou limpar as superfícies